quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Escolas são alvos de plano tecnologico!

Isto sim ... é que é apostar na educação, isto vai apoiar todo o processo de aprendizagem das crianças, tirando as barreiras que existem em relação á modernização.

Mas porquê só agora?? se isto é uma aposta não devia estar operacional há mais tempo?

Familia em rede - 5º Capítulo

Neste capitulo Papert volta a dar importância ás famílias e ás tecnologias, nomeadamente o computador.
O autor afirma: " os pais devem passar menos tempo preocupados com o que os filhos fazem ou não fazem no computador e mais tempo a tentarem encontrar interesses comuns, ou projectos que possam ser realizados em conjunto".
Papert tenta transmitir que os pais têm que perder mais tempo com os filhos, dedicar algum do seu tempo para perceberem o rumo que os filhos estão a levar, no computador ou não, devem procurar pontos em comum com os filhos. Como é do nosso saber, os pais também nos transmitem cultura, sendo um dos principais agentes de cultura, transmitem-nos pensamentos, crenças, tradições, valores, por isso é que é tão importante que haja um ambiente familiar saudável, baseado no entendimento e na compreensão.
Sendo a família um agente de cultura o computador também o é, esta tecnologia também pode vir a alterar toda esta cultura que vem sido a ser transmitida de geração em geração, o momento computacional fornece assim uma ocasião de família para as tornar mais conscientes a nível de todas as culturas de aprendizagem.
Desde muito nova tive muitos bons exemplos cá em casa, o meu pai toda a vida tem estudado, e eu deparava comigo a admira-lo pela sua força de vontade e pelo seu método de estudo, e sem querer estava a dar-me uma lição de vida, ao qual dou comigo nos dias de hoje a aplica-los. Tal como Papert afirmo e sublinho que é muito importante que as crianças observem os adultos ocupados a aprender, como também é importante que os adultos aprendam com as crianças.
Recordo-me também de outra situação, aquando o meu pai comprou um computador ... embora ele já tivesse conhecimento de como se manejava, deixou-me a mim e ao meu irmão partir-mos á descoberta, mas sempre ao nosso lado, não fosse alguma coisa correr mal, e tocando ali e aqui lá formos aprendendo. O papel dos pais na nossa vida, na nossa aprendizagem é essencial, posso mesmo referir que ao longo da vida eles nos vão dando lições bem como nós a eles, por isso é que é importante perder tempo com os filhos, para que os laços nunca se percam, mas sim se fortaleçam.

Impacto das tecnologias na educação

Familia em rede - 4º Capítulo

Este capítulo revelou-se no meu entender surpreendente, pois vi-me em muitas destas situações. Este capítulo baseou-se em 3 questões de valores, sendo elas:

-honestidade e engano;
-respeito;
-materialismo;
-relacionamento na Internet;

Contudo todas elas são de grande importância, embora nem todas as pessoas as respeitem, porém eu identifiquei-me com duas questões, o respeito e o materialismo. Recordo-me quando era pequenina adorava jogar, jogos que já vinham de família, e lembro-me igualmente de o meu avô me deixar jogar duas vezes seguidas, não só para que não me aborrece-se, mas também para me dar uma vantagem. Papert apresenta então soluções para a falta de respeito que existe para as crianças a nível das suas aprendizagens, não posso dizer que o meu avô fizesse isto para me faltar ao respeito, nem para por em causa as minhas aprendizagens, mas sim para me motivar e para me ver feliz.
Papert afirma que “as crianças não podem crescer a acreditar em qualquer disparate. Temos que as educar! Se não lhes dissermos que estão erradas, nunca mais conseguem fazer melhor.” Assim sendo os adultos não devem danificar a aprendizagem, pois aos adultos cabe o dever de não as enganar, pois pode prejudicar a sua aprendizagem, mesmo que não seja essa as suas intenções. Podemos ainda perceber que nos dias de hoje as crianças são mais “manhosas”, inteligentes, conseguem perceber os pontos fracos dos adultos, atacando-os por ai, não que sejam maus, pois muitas vezes as crianças não têm percepção do bem e do mal.
Em relação ao materialismo, para as crianças o computador não é só uma fonte de conhecimento e pesquisa, mas também é vista como um materialismo, uma prenda cara ou um capricho. As crianças devem sentir-se umas sortudas, pois nem todas as crianças têm a mesma sorte de ter um computador. Contudo ter computador também tem um lado negativo, pois quem acede não há distinções de idades, e qualquer um pode aceder aos sites, todos têm a mesma liberdade de expressão, cabe aos pais arranjarem soluções, tais como chips, bloqueadores, que barrem a entrada das crianças a certos sites considerados perigosos.
Próximo capítulo ...