segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Familia em rede - 1º Capítulo


Não sei se esta opinião é partilhada por todos mas, este livro conseguiu surpreender-me, pois estava a espera de encontrar um livro massudo, com uma leitura enfadonha, afinal é um livro que nos prende logo desde inicio. Esta tese retrata um problema que ainda esta presente na sociedade, a ligação forte entre as crianças e as Tecnologias, mais concretamente o computador (PC).

Existe uma naturalidade e um á vontade das crianças face ás tecnologias, independentemente dos mais diversos factores sociais. Levantam-se as seguintes questões: Até que ponto pode ser saudável o uso do computador pelas crianças? Será que os pais conseguem acompanhar a aprendizagem dos filhos neste campo?

Assim sendo Papert associa a aprendizagem á interacção das crianças para com os computadores, não só a forma como aprendem, mas também a forma como as crianças aspiram o mundo para além do monitor. Temos denotado que dia após dia as crianças encontram-se apaixonadas pelos computadores, uma janelas que abre tantas portas, não só a nível de entretimento, mas também se bem utilizado, um espaço de aprendizagem.

Se por um lado fascina as crianças, por outro, assusta os pais, por as mais diversas razões, porque não conseguem acompanhar os seus filhos, visto que o ritmo de aprendizagem encontra-se a uma velocidade muito acelerada.

Neste 1º capítulo devo referir que na pág.29, fiquei a pensar quando Papert afirma:


"nós jovens, olhamos para os adultos como sendo inferiores, e gerações mais velhas consideram os jovens arrogantes e incapazes de explicarem e ensinarem realmente ... os adultos têm de se tornarem permeáveis a novos assuntos, não se podem convencer de que não conseguem aprender mais nada e têm de criar mecanismos de exploração autónoma, caso contrário não conseguirão acompanhar ritmo de aprendizagem dos filhos"


Penso que a sociedade é um pouco comodista, diz-se na gíria " Burro velho não aprende línguas", é tudo uma fálacia, enquanto que os jovens matêm sempre uma mente aberta, sempre predisposto a aprender algo mais, os adultos resignam-se e pensam que já não há mais nada para aprender, ou não têm paciência, para se sentarem explorarem o mundo que é a Internet (PC).
Um outro aspecto que me suscitou interesse foi o cuidado que Papert teve ao criar as hiperligações, ou seja palavras-chave.


Passo ansiosa para o próximo capítulo ....

domingo, 30 de setembro de 2007

21/9/2007 (2ºaula prática)


Nesta segunda aula prática, voltamos a organizar os trabalhos de grupo, visto a turma ter sofrido algumas alterações, e voltamos a fazer a inscrição no site campus, um site que já nos acompanha desde o semestre passado, onde nos permite aceder aos sumários de aulas, bem como a documentação e ainda aceder aos blogues dos colegas dos três turnos.

Contudo nesta aula, aprendemos acerca de um site Delicious, criando por Joshua Schachter em 2003, que permite guardar sites visitados, partilhar organizar, através de palavras chave (Tags). Na minha opinião penso que esta ferramenta presta um enorme serviço pois não só adiciona e partilha os sites favoritos com quem eu mais desejar, mas também não fica armazenado no computador, mas sim numa base de dados, o que permite que possamos aceder em qualquer computador.

Posto isto o meu grupo resolveu trabalhar no youtube/flickr/ Slidshare, apesar de conhecer-mos mais o youtube, já estamos a pesquisar tudo acerca dos outros.


youtube - Quem é que não conhece?É um serviço de partilha de vídeos que utiliza a tecnologia flash para apresentar os vídeos. Á semelhança dos outros podemos interagir com outros utilizadores comentando os seus vídeos, respondendo com outros vídeos, subscrever vídeos, etc


Flickr - É um serviço que oferece opções de privacidade para usuários que querem apenas guardar as fotos para si mesmos, como para os que querem dividi-las apenas com usuários restritos, como amigos e família. Claro que você também pode torná-las públicas.


Novo ano ... TEC II


Mais um ano, mais um bloco de Tecnologias Educativas! Apesar dos professores não serem os mesmos, acredito que este semestre irá correr tudo bem, irá também suscitar a minha atenção visto ser um tema/matéria bastante actual, e sempre presente na nossa realidade, espero também manter ou subir a minha nota!

Nas primeiras aulas ficámos a saber quais os trabalhos cujos temas vamos desenvolver ao longo do semestre, são eles:

* Realização de um projecto em grupo, o tema será à escolha do grupo, dentro de um conjunto de hipoteses de ferramentas de construção de informação na internet.
*Um blog pessoal, será por assim dizer idêntico ao semestre passado, mas agora com mais uma adcionante que inclui uma reflexão de cada capitulo do livro " a família em rede" de Seymour Papert.