sábado, 27 de outubro de 2007

Dokeos ...? moodle...?O que é isso?

o Dokeos apresenta-se como um programa gratuito para a aprendizagem e colaboração na web. Este programa para além de ser desenvolvido por uma comunidade, ainda realiza formação aos professores no âmbito pedagógico, estrutura rotas de aprendizagem, constroi páginas na net.Foi desenvolvido sobre a perspectiva de simplicidade na utilização, seus fundamentos são o de colaboração, através de trabalhos em grupo pode-se ter um melhor desenvolvimento.



O moodle é um software livre, que dá apoio à aprendizagem, num ambiente virtual. Tal como o Dokeos o Moodle é um LMS , ou seja, um Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo.Esse software tem uma particularidade: “aprender em colaboração” no ambiente on-line, baseando-se na pedagogia sócio construtivista. A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico: “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aula teórica 9 de outubro

Reflexão de questões expostas em aula:

Nesta aula foi-nos proposto que reflectíssemos sobre três questões:


Que conhecimentos e competências deveriam os alunos adquirir na escola, desde o pré-escolar até ao final do ensino secundário?


Como organizar e sequenciar aprendizagem destes conhecimentos e competências, tendo em vista desenvolver um currículo em espiral?


Devem estes conhecimentos e competências ser integrados nos currículos e disciplinas já existentes, será preciso criar disciplinas autónomas (sobretudo a partir do 2º ciclo do ensino básico) ou devem usar-se estas duas estratégias em simultâneo?


Penso que nos dias de hoje, as crianças desde que entram no ensino começam logo a ter contacto com as tecnologias, muitos delas já adquiriram previamente um conhecimento sobre as mesmas, como podemos reparar que existe uma relação muito próxima entre as crianças e as tecnologias, que nos leva a pensar que as crianças já nascem ensinadas.
No meu caso, tive o meu primeiro computador " Pc da Família", aos 15 anos (+/-), em que era utilizado simplesmente para realizar trabalhos em word e power point... e vim mais tarde a aperfeiçoar os meus conhecimentos na escola, na disciplina de ITI (Introdução ás tecnologias de Informação). Nos dias de hoje... continuo a ultizar o computador apenas no necessário, para trabalhos, apresentações e Internet.
Confesso que já não passo sem esta pequena maquina que me abre tantas janelas e portas do conhecimento, que muitas vezes é tão útil e por vezes tão perigosa. Contudo penso que todo este conhecimento que adquirimos nesta óptica deverá ser registado no currículo, afinal, este é um ponto chave no currículo, visto que hoje em dia todos os trabalhos têm por base o uso das ferramentas do office, entre outras.