
Reflexão de questões expostas em aula:
Nesta aula foi-nos proposto que reflectíssemos sobre três questões:
Que conhecimentos e competências deveriam os alunos adquirir na escola, desde o pré-escolar até ao final do ensino secundário?
Como organizar e sequenciar aprendizagem destes conhecimentos e competências, tendo em vista desenvolver um currículo em espiral?
Devem estes conhecimentos e competências ser integrados nos currículos e disciplinas já existentes, será preciso criar disciplinas autónomas (sobretudo a partir do 2º ciclo do ensino básico) ou devem usar-se estas duas estratégias em simultâneo?
Penso que nos dias de hoje, as crianças desde que entram no ensino começam logo a ter contacto com as tecnologias, muitos delas já adquiriram previamente um conhecimento sobre as mesmas, como podemos reparar que existe uma relação muito próxima entre as crianças e as tecnologias, que nos leva a pensar que as crianças já nascem ensinadas.
No meu caso, tive o meu primeiro computador " Pc da Família", aos 15 anos (+/-), em que era utilizado simplesmente para realizar trabalhos em word e power point... e vim mais tarde a aperfeiçoar os meus conhecimentos na escola, na disciplina de ITI (Introdução ás tecnologias de Informação). Nos dias de hoje... continuo a ultizar o computador apenas no necessário, para trabalhos, apresentações e Internet.
Confesso que já não passo sem esta pequena maquina que me abre tantas janelas e portas do conhecimento, que muitas vezes é tão útil e por vezes tão perigosa. Contudo penso que todo este conhecimento que adquirimos nesta óptica deverá ser registado no currículo, afinal, este é um ponto chave no currículo, visto que hoje em dia todos os trabalhos têm por base o uso das ferramentas do office, entre outras.